Falar sobre propósito é falar dos motivos para se fazer algo e como nos sentimos quando colocamos esses planos em prática. É aquilo com que viemos contribuir, aquilo que fazemos muito bem e que as pessoas precisam que seja feito, causando um profundo senso de realização.
Como envolver e manter as pessoas motivadas, engajadas e fortes para construírem times mais fortes e coesos? Como criar uma identidade com aquilo que me faz feliz?
Recentemente, ao ler o livro Liderança e Propósito de Fred Kofman, aprendi mais um pouco sobre o que é preciso para se tornar não apenas um bom líder, mas um líder transcendente. Líderes de verdade ajudam o resto da organização a se conectarem com suas missões pessoais e da empresa, qualquer que seja seu lugar na hierarquia. Quando as pessoas se baseiam em legado ou propósito para criar significado em suas vidas profissionais, as empresas conseguem se desenvolver mais rápido e ter melhores resultados.
Muitas vezes me deparo com alguns sentimentos: desengajamento, desorganização, desinformação e desilusão, que costumo nomeá-los de 4Ds.
Essas sensações são as maiores responsáveis por desmotivar as pessoas de um time. As pessoas querem líderes e colegas que se importem genuinamente com o seu bem-estar. Quando as pessoas acreditam que ninguém se importa com elas e que não podem mudar isso, elas perdem a razão para acreditar que o que fazem é importante para os outros e se sentem desmotivadas.
Um time desengajado é contagioso.
Assim, eu acredito muito que o líder leva o senso de propósito para o time, e para tanto, valem as dicas:
MOTIVAÇÃO
Confie nos incentivos não materiais para motivar seu time. Os 4 pilares da motivação são:
PROPÓSITO: Significado, Impacto, Transcendência;
PRINCÍPIOS: Integridade, Ética, Moral, Bondade, Verdade, Dignidade;
PESSOAS: Pertencimento, Conexão, Comunicação, Reconhecimento, Respeito;
AUTONOMIA: Liberdade, Criatividade, Realização, Aprendizado, Autoconhecimento.
CULTURA
Defina, demonstre, demande e delegue.
Uma cultura efetiva engaja as pessoas em torno de um propósito nobre, valores éticos, objetivos significativos, sem depender de um sistema de controle formal e sem reduzir a autonomia. A cultura é um verdadeiro diferencial competitivo, pois não pode ser copiada.
RESPONSABILIDADE
Você empodera.
Ao invés de se colocar em uma posição de vítima perante os problemas e desafios que irão surgir, se coloque no lugar do protagonista. Dessa forma, você assume a responsabilidade pelas suas escolhas, pelo seu trabalho, e por tudo que envolve o seu time e sua organização. Assim você desenvolve a habilidade de escolher a resposta a uma situação e foca no que você pode controlar, ao invés de se vitimizar pelo que não consegue.
COLABORAÇÃO
Escuta ativa e escalonamento colaborativo.
Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se quiser ir longe, vá acompanhado. Parta do pressuposto de que todos querem o melhor para a organização e que os conflitos ocorrem porque as pessoas divergem sobre a forma de alcançar esse melhor. Juntos somos melhores!
INTEGRIDADE
Se não puder manter a sua palavra, honre-a.
Decisões não valem de nada sem que virem compromissos, e compromissos não valem de nada sem que sejam assumidos, mantidos e honrados com integridade!
Ter um propósito definido é um dos importantes fatores que levam uma empresa a ter sucesso nos negócios ou um profissional a ter sucesso na carreira. Por fim, acelera a inovação.
Assim, na sua missão de liderar com propósito seja leve e saiba ouvir, seja transparente, saiba trabalhar em equipe e mostrar paixão pelo que faz.
Despeço-me parafraseando Meryl Streep:
Eu quero sentir a minha vida enquanto estou nela
logo, IDENTIDADE & PROPÓSITO são meus motivadores para fazer algo diferente.
Comentarios