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Foto do escritorRenata Nieto

Identidade e Propósito: motivação para fazer algo diferente

Falar sobre propósito é falar dos motivos para se fazer algo e como nos sentimos quando colocamos esses planos em prática. É aquilo com que viemos contribuir, aquilo que fazemos muito bem e que as pessoas precisam que seja feito, causando um profundo senso de realização.


Como envolver e manter as pessoas motivadas, engajadas e fortes para construírem times mais fortes e coesos? Como criar uma identidade com aquilo que me faz feliz?


Recentemente, ao ler o livro Liderança e Propósito de Fred Kofman, aprendi mais um pouco sobre o que é preciso para se tornar não apenas um bom líder, mas um líder transcendente. Líderes de verdade ajudam o resto da organização a se conectarem com suas missões pessoais e da empresa, qualquer que seja seu lugar na hierarquia. Quando as pessoas se baseiam em legado ou propósito para criar significado em suas vidas profissionais, as empresas conseguem se desenvolver mais rápido e ter melhores resultados.


Muitas vezes me deparo com alguns sentimentos: desengajamento, desorganização, desinformação e desilusão, que costumo nomeá-los de 4Ds.

Essas sensações são as maiores responsáveis por desmotivar as pessoas de um time. As pessoas querem líderes e colegas que se importem genuinamente com o seu bem-estar. Quando as pessoas acreditam que ninguém se importa com elas e que não podem mudar isso, elas perdem a razão para acreditar que o que fazem é importante para os outros e se sentem desmotivadas.

Um time desengajado é contagioso.


Assim, eu acredito muito que o líder leva o senso de propósito para o time, e para tanto, valem as dicas:


MOTIVAÇÃO

Confie nos incentivos não materiais para motivar seu time. Os 4 pilares da motivação são:

  • PROPÓSITO: Significado, Impacto, Transcendência;

  • PRINCÍPIOS: Integridade, Ética, Moral, Bondade, Verdade, Dignidade;

  • PESSOAS: Pertencimento, Conexão, Comunicação, Reconhecimento, Respeito;

  • AUTONOMIA: Liberdade, Criatividade, Realização, Aprendizado, Autoconhecimento.

CULTURA

Defina, demonstre, demande e delegue.

Uma cultura efetiva engaja as pessoas em torno de um propósito nobre, valores éticos, objetivos significativos, sem depender de um sistema de controle formal e sem reduzir a autonomia. A cultura é um verdadeiro diferencial competitivo, pois não pode ser copiada.


RESPONSABILIDADE

Você empodera.

Ao invés de se colocar em uma posição de vítima perante os problemas e desafios que irão surgir, se coloque no lugar do protagonista. Dessa forma, você assume a responsabilidade pelas suas escolhas, pelo seu trabalho, e por tudo que envolve o seu time e sua organização. Assim você desenvolve a habilidade de escolher a resposta a uma situação e foca no que você pode controlar, ao invés de se vitimizar pelo que não consegue.


COLABORAÇÃO

Escuta ativa e escalonamento colaborativo.

Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se quiser ir longe, vá acompanhado. Parta do pressuposto de que todos querem o melhor para a organização e que os conflitos ocorrem porque as pessoas divergem sobre a forma de alcançar esse melhor. Juntos somos melhores!



INTEGRIDADE

Se não puder manter a sua palavra, honre-a.

Decisões não valem de nada sem que virem compromissos, e compromissos não valem de nada sem que sejam assumidos, mantidos e honrados com integridade!


Ter um propósito definido é um dos importantes fatores que levam uma empresa a ter sucesso nos negócios ou um profissional a ter sucesso na carreira. Por fim, acelera a inovação.


Assim, na sua missão de liderar com propósito seja leve e saiba ouvir, seja transparente, saiba trabalhar em equipe e mostrar paixão pelo que faz.


Despeço-me parafraseando Meryl Streep:


Eu quero sentir a minha vida enquanto estou nela

logo, IDENTIDADE & PROPÓSITO são meus motivadores para fazer algo diferente.



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